Sobre

PLATAFORMA CINEMA foi criada por uma vontade de arejar o cenário cultural e cinematográfico gaúcho, aproximar realizadores locais, dividir experências em outros eventos internacionais e trabalhar para a inserção do Rio Grande do Sul no circuito internacional. Acima de tudo, uma vontade de estreitar relações com cineastas e cinematografias de outras cidades, estados ou países.

Em agosto de 2013, iniciou a SESSÃO PLATAFORMA realizada em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Secretaria de Cultura de Porto Alegre e exibiu mensalmente ao longo do segundo semestre na Sala PF Gastal 07 filmes inéditos na cidade oriundos de diferentes países do mundo e com raras exibições anteriores no Brasil. Obras que estrearam nos principais festivais internacionais como Cannes, Berlin, Locarno, Rotterdam e Veneza, mas que infelizmente não haviam conseguido espaço merecido no circuito da cidade. Entre os filmes, destaque para THE ACT OF KILLING de Joshua Oppenheimer, CAVALO DINHEIRO de Pedro Costa, ROOM 237 de Rodney Ascher, BESTIAIRE de Denis Côté, A ACADEMIA DAS MUSAS de José Luis Guerín e A PROFESSORA DO JARDIM DE INFÂNCIA de Nadav Lapid.

Em 2014, aconteceu a primeira edição do PLATAFORMA:LAB, laboratório para longas-metragens brasileiros em diferentes etapas de produção. A segunda edição do evento está confirmada para novembro de 2016, em parceria com Goethe Institut Porto Alegre, colaboração do BrLab e financiamento do Fumproarte e Prefeitura de Porto Alegre.