Regulamento 2016

REGULAMENTO – PLATAFORMA:LAB 2016

Plataforma:Lab, em sua segunda edição, tem o objetivo  de criar um ambiente instigante de reflexão e de formação para realizadores brasileiros com profissionais experientes do mercado nacional e internacional, através de atividades que proporcionem uma oportunidade de diálogo e aproximação entre os selecionados e os profissionais convidados, para aperfeiçoarem seus filmes e projetos. Além disso, o evento promove atividades abertas ao público, com mesas de debate e palestras sobre diferentes temas que envolvem a produção de cinema contemporânea.

ORGANIZAÇÃO

PLATAFORMA:LAB 2016, uma idealização e realização da Tokyo Filmes, em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre, em colaboração com BrLab e financiamento do FUMPROARTE e Prefeitura de Porto Alegre.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

  1. Serão aceitos projetos de filmes de longa-metragem (mínimo de 60 minutos de duração) não finalizados, de qualquer gênero e formato de captação e finalização, em etapa de desenvolvimento, financiamento ou pré produção.
  2. Serão aceitos filmes de longa-metragem (mínimo de 60 minutos de duração) não finalizados, de qualquer gênero e formato de captação e finalização, em etapa de edição.
  3. Os projetos/filmes inscritos só serão considerados, desde que tenham produtor(a) e diretor(a) definido(a)s.
  4. O projeto/filme deve ser até o terceiro longa-metragem do(a) diretor(a).

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

  1. O cadastro inicial do projeto deverá ser realizado através do formulário disponível no link: https://goo.gl/1U5SL4  
  2. Os documentos listados abaixo deverão ser enviados somente por email (em um único PDF) para labplataforma@gmail.com

– Apresentação do projeto/filme (máximo 1 página);

– Logline (máximo 1 parágrafo);

– Sinopse longa (máximo 1 página);

– Argumento (máximo 10 páginas. Opcional para projetos em etapa de edição que apresentarem link para visualização do filme);

– Caso o projeto/filme seja uma adaptação de outra obra, deverá ser apresentada autorização para adaptação por parte dos detentores dos direitos sobre as obras originais;

– Proposta criativa visual e sonora do(a) diretor(a) (máximo 01 página);

– Carta de motivação do(a) diretor(a) (máximo 01 página);

– Carta de motivação do(a) produtor(a) (máximo 01 página);

– Biofilmografia do(a) diretor(a);

– Biofilmografia do(a) produtor(a);

– Plano de financiamento resumido e valor total do projeto/filme em reais;

– Link para visualização do corte do filme inscrito ou trecho de no mínimo 20 minutos (obrigatório apenas para filmes em pós produção);

– Links de filmes anteriores do(a) diretor(a) (se houver);

– Além dos materiais obrigatórios supracitados, poderão ser apresentados, ainda, materiais complementares como referências visuais, teaser, roteiro ou outros documentos que se considerar relevante;

obs: OS ARQUIVOS INCOMPLETOS SERÃO DESCLASSIFICADOS NO PROCESSO SELETIVO.

INSCRIÇÃO

  1. O período de inscrição é de 10 de agosto de 2016 a 02 de setembro de 2016 (até 23:59 horas – horário de Brasília). INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 09 de setembro
  2. A inscrição é gratuita através do link: https://goo.gl/1U5SL4  e os documentos listados no regulamento devem ser enviados somente por email (em um único arquivo em PDF) para labplataforma@gmail.com
  3. Serão selecionados 10 (dez) projetos/filmes de longa-metragem brasileiros não finalizados (em desenvolvimento, financiamento, pré-produção ou edição).
  4. A inscrição se limita a 01 (um) projeto/filme de um(a) mesmo(a) diretor(a), sendo ilimitado o número de inscrições para cada produtor(a) e empresa produtora.

obs: A inscrição só será considerada válida após o envio do cadastro disponível no link acima e envio do pdf via email até a data limite de inscrição. Não será permitida edição e alteração do pdf posterior ao envio.

SELEÇÃO

  1. A análise e seleção dos projetos serão realizadas por uma comissão nomeada pela organização do evento, e levarão em conta a qualidade artística do projeto/filme e obras anteriores realizadas pelo realizador(a) e produtor(a), bem como o planejamento na realização e viabilização do projeto/filme.
  2. Uma vez selecionados, pelo menos dois representantes do projeto/filme se comprometem a estar presentes por todo o período do evento – de 17 a 19 de novembro de 2016. Em caso de projetos, os representantes deverão ser produtor(a) e diretor(a). Em caso de filmes em edição, os representantes deverão ser diretor(a) e montador(a). Ao menos um representante de cada projeto/filme deverá ser fluente em inglês.
  3. Os selecionados aceitam compartilhar seus projetos com todos demais participantes, para realização de atividades de discussões coletivas durante o laboratório. Antes da realização das atividades, deverá ser firmado um contrato entre os representantes da produção e a organização do Plataforma:Lab garantindo o devido cumprimento dos itens previstos nas cláusulas anteriores, assim como um termo de confidencialidade entre todos para garantir o compartilhamento produtivo de informações.
  4. A organização do evento se responsabiliza pelos custos de hospedagem em quarto duplo, para os não residentes em Porto Alegre, e alimentação de 02 (dois) representantes de cada projeto. Os selecionados não residentes em Porto Alegre deverão se responsabilizar pelo seu transporte de sua cidade de residência até Porto Alegre, cidade do evento.
  5. A organização do evento se responsabiliza em contatar os selecionados com pelo menos um mês de antecedência a data do laboratório.
  6. A seleção dos projetos será anunciada publicamente no site www.plataformacinema.com.br
  7. Uma vez selecionado, deverá ser enviada uma versão em inglês do projeto/filme, além de outras possíveis informações requisitadas pela organização do evento.

PROGRAMAÇÃO

  1. Os projetos selecionados participarão de diferentes discussões coletivas, onde terão a oportunidade de trabalhar sob orientação e interlocução de profissionais convidados renomados como roteiristas, diretores, produtores e/ou demais representantes da indústria audiovisual.
  2. Os filmes selecionados em etapa de edição terão uma exibição fechada para profissionais convidados, entre eles, ao menos um(a) montador(a), onde terão oportunidade de trabalhar na versão apresentada, junto ao montador(a) convidado(a) e demais participantes com filmes em edição.
  3. Debates, mesas e masterclasses abertas ao público com entrada gratuita, abordando diferentes temas da produção cinematográfica.
  4. A lista de profissionais convidados será divulgada após a seleção de projetos/filmes.

INFORMAÇÕES GERAIS

A participação na inscrição de projetos/filmes supõe a aceitação dos seguintes requisitos:

  1. Os filmes finalizados apresentados anteriormente no PLATAFORMA:LAB deverão mencionar sua participação no evento, através da seguinte inserção nos créditos finais: “Projeto selecionado no PLATAFORMA:LAB (logotipo)” ou “Filme selecionado no PLATAFORMA:LAB (logotipo)”. Os logotipos serão fornecidos pela organização do evento.
  2. A organização do evento não se responsabiliza por questões relativas ao direito autoral, direitos de uso de voz, imagem, trilha sonora ou locação no conteúdo dos trabalhos inscritos.
  3. A organização do evento poderá desclassificar, a qualquer momento, o projeto que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.
  4. Os casos omissos serão solucionados pela organização do evento.
  5. Os procedimentos de inscrição para seleção dos projetos/filmes vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.

Informações: labplataforma@gmail.com