#15 – Horas de Museu

MUSEUM HOURS_GUARD_WIDE

Sessão Plataforma 2015 abre com MUSEUM HOURS (2012) de Jem Cohen, importante realizador nascido no Afeganistão e radicado nos EUA, autor de filmes como CHAIN (2004), INSTRUMENT (2003), ambos exibidos na Sala P.F Gastal.

MUSEUM HOURS foi exibido por importantes festivais internacionais como Locarno (onde fez sua estreia mundial na competição oficial e ganhou Prêmio Art Cinema), Toronto, London, Vancouver, Viennale, entre muitos outros, mas não havia sido exibido em nenhum festival no Brasil até então. Nossa sessão será a premiere brasileira do filme.

Sinopse: Johann é vigilante no Museu de História de Arte em Viena. As suas horas de trabalho fazem-se da observação discreta e atenta dos visitantes que atravessam as salas do museu e se detêm diante das obras de arte expostas. Johann depara-se com a presença enigmática de Anne, uma visitante estrangeira que veio de emergência a Viena ver uma amiga hospitalizada, e que, sem conhecer a cidade, procura refúgio no museu. Um filme sensível e inteligente sobre o cruzamento misterioso entre a vida, os espaços e as obras de arte, aberto a tantas leituras quantas se queiram fazer. (IndieLisboa 2013)

MUSEUM HOURS (Horas de Museu) dir: Jem Cohen, 107 min, EUA/AUS, 2012.

Data: 24 de março, terça-feira.
Sessão Plataforma é realizada pela Tokyo Filmes em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre.