#14 – Cavalo Dinheiro

 

CavaloDinheiro03Em sua décima quarta edição, última de 2014, Sessão Plataforma exibe CAVALO DINHEIRO, a mais recente obra do realizador português Pedro Costa. “Enquanto jovens capitães lideram a revolução nas ruas, o povo de Fontainhas segue à procura de Ventura, perdido na floresta.” Pedro Costa debruça-se novamente a Ventura, emigrante cabo-verdiano de seu JUVENTUDE EM MARCHA (2006) e outros curtas. O filme também é seu retorno à Fontainhas, bairro de emigrantes africanos nos arredores de Lisboa, reduto que não existe mais, onde também realizou outros de seus principais trabalhos como OSSOS (1997) e NO QUARTO DA VANDA (2000). Costa toma a revolução de 25 de abril como ponto de partida para sua “pesquisa” e “experimentação”, duas palavras que o próprio cita frequentemente quando fala sobre o filme. 

“104 minutos de uma viagem sem regresso no comboio-fantasma de uma Portugal assombrado pela guerra colonial, pela revolução, pela descolonização (…) Uma fantasmagoria elíptica, esquiva, fugidia.”
Jorge Mourinha – publico.pt

“Sua Fontainhas agora é somente mito, somente cinema. O mito segundo Pedro Costa é a história revisitada pela arte, é a capacidade do cinema de encontrar uma luz, um gesto, um possível exorcismo.”
Filipe Furtado – Revista Cinética

CAVALO DINHEIRO, dir: Pedro Costa, 103min, POR, 2014.

Principais exibições anteriores:
– Locarno International Film Festival 2014 (Prêmio de Melhor Direção)
– Toronto International Film Festival 2014
– New York Film Festival 2014
– Viennale 2014
– Vancouver International Film Festival 2014
– London Film Festival 2014

Sessão Plataforma
Realização: Tokyo Filmes, Livre Associação Produções, Coordenação de Cinema e Video da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.

Data: Terça feira, 11 de novembro e sábado, 15 de novembro.