#05 – Avanti Popolo + O Ato de Matar

avanti

Sessão Plataforma exibiu em sua quinta edição uma dose dupla especial sobre a memória. Dia 10/12, AVANTI POPOLO, premiado longa de estréia de Michael Wahrmann, sobre André (André Gatti) que através de imagens super-8 de seu irmão nos anos 70, tenta reaviver a memória de seu pai que há 30 anos espera por seu filho desaparecido. O filme conta no elenco com Carlos Reichenbach como o pai, em sua última atuação antes de seu falecimento em 2012. E dia 12/12, THE ACT OF KILLING (O ATO DE MATAR) de Joshua Oppenheimer, polêmico filme sobre o assassinato de mais de 1 milhão de comunistas na Indonésia nos anos 60. O longa foi filmado de 2005 a 2011, levando quase 10 anos para ficar pronto e conta com a produção executiva de Werner Herzog.

* AVANTI POPOLO, dir Michael Wahrmann, 72min, BRA, 2012.

– Festival de Cinema de Brasília 2013 – Melhor direção, prêmio da crítica, melhor ator coadjuvante e prêmio Saruê.
– Rome International Film Festival 2012 – CineMAXXI – Melhor Filme
– Rotterdam International Film Festival 2013.
– FIDMarseille 2013.

Após a sessão, debate com o diretor Michael Wahrmann e a distribuidora do filme Silvia Cruz da Vitrine Filmes.

– – – – – – –

actofkilling

* ACT OF KILLING (ATO DE MATAR), dir, Joshua Oppenheimer, 159min, DIN/NOR/ING, 2012.

– Berlin International Film Festival 2013 – Panorama – Prêmio do Público e Ecumenical Jury Prize.
– New York New Directors New Films 2013
– Toronto International Film Festival 2013.
– CPH:DOX 2012 – DOX award.

Data: Terça feira, 10 de dezembro e 12 de dezembro de 2013.